segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PLASTIC PEOPLE OF THE UNIVERSE

Não sei ate onde certas revoluções são positivas ou negativas, ou mesmo se são necessárias tendo em vista que a liberdade proposta não se pode chamar tão de liberdade assim. Como no caso da liberdade de imprensa, que deixa a mídia livre para falar o que quiser, manipular informações e conduzir massas de pessoas ao erro, tal qual, cegos guiando cegos. É certo que também a ditadura neste caso não é viável, mas às vezes é uma troca não tão bem feita assim como se imagina.

A revolução promovida pela Carta de 77, ocorrida na Tchecoslováquia em 1977 a partir da prisão e punição de membros de uma banda chamada PLASTIC PEOPLE OF THE UNIVERSE é um exemplo disto.

No início de 1968, Alexander Dubcek, secretário-geral do Partido Comunista da Tchecoslováquia, deu inicio ao movimento para democratização do país, que passou a ser conhecido como Primavera de Praga. Só que em agosto os tanques do Pacto de Varsóvia interromperam as reformas e prenderam e Dubcek, que foi destituído do cargo.

A banda foi formada no mesmo período e ia de encontro com o novo governo exigindo um socialismo mais socialista (gozado isso, não?), só que em 77 foram presos e com isto vários intelectuais escreveram uma carta opondo-se as ações governamentais.

Ela se tornou símbolo de resistência e luta pela liberdade de expressão. O que para mim o único problema era o fato de a arma usada para isto não seria nada mais nada menos para ir de choque com o comunismo senão a cultura Americana.

A começar pelo nome da banda que é em inglês, coisa proposital. Segundo, a banda era fã da cultura americana, daí se ver que a musica lembra Frank Zappa, sendo que este e Velvet Underground, banda que foi financiada pelo artista da pop art ANDY WARHOL, eram os principais influenciadores no som desta banda.

A questão que trago é o seguinte. É forte e comovente ver uma banda se tornar tão popular em um lugar pelo fato de servir de exercito de contra-ataque. Se hoje uma banda de rock não passa de puxa saco de modismos, em Plastic People of the Universe, temos o contrário. Para mim, contudo, a única coisa maravilhosa mesmo é a historia de uma banda fazer parte de um período significante na mudança histórica de um país, só não me orgulho do fato de que foi uma troca de proposta de imperialismo, afinal, com a queda dos blocos comunistas rendeu ao imperialismo americano assentar seu trono na mente das pessoas e criar a cultura do consumo e descaso do qual ninguém consegue mais viver sem.

Abaixo, tenha a honra de baixar esta maravilhosa banda de rock Tcheca, experimental, psicodélica e que resistiu até o talo contra um sistema, depois procure na internet sobre a história da carta de 77 e a Primavera de Praga. Boas audições!


http://www.4shared.com/file/125220967/23646748/1978_-_Egon_Bondy_s_Happy_Hearts_Club_Banned.html

Nenhum comentário:

Seguidores

Revista Palmito City