segunda-feira, 17 de novembro de 2008

HISTÓRIA DO ROCK NA TERRA DO SOL – O COMEÇO NA CAPITAL

Segue a nossa missão em perscrutar a história do rock na terra do sol. Este mês vamos ao inicio da saga na capital, já que pelos interiores se sabe que o rock a muito já ecoava alto.

O Bento, que é parceiro na revista e vocalista da banda MATA – BURRO, enviou no nosso emeil este mês uma matéria de jornal que conta o começo de tudo na capital, de modo que decidi transcrever do modo como está no jornal e ainda, você pode fazer download do jornal escaneado em PDF, para juntar a sua coleção do nosso blog.

Texto extraído integralmente da coluna TRIBOS GALERA do Jornal ALÔ GALERA. Escrito por Doda

Tudo começou dia 15 de março de 1992, numa festa na ARSE 72 onde os irmãos Diego Gomes e Rodrigo Gomes, os pioneiros do rock em Palmas, conheceram a galera que estava na festa, Jorge vulgo “Jorge Butcher”, Sosthenes vulgo “Slayer”, Helinho vulgo “Heavinho” e outros malucos que acabaram detonando a casa com muito rock.

Em meados de 92, esta galera resolveu montar a primeira festa de rock em Palmas: “MOSH FEST”, na casa dos irmãos “Gomes”, com muito rock´n´roll e poeira. O MOSH FEST durou 2 anos.

A primeira banda que surgiu na capital foi a ARCANUS estilo Heavy Metal. Os integrantes Rodrigo Gomes (Guitarra), Gregory (Guitarra e voz), Flávio Benez (Bateria) “Atualmente se encontra tocando com bandas Gospel em São Paulo”, se apresentaram no primeiro comício da cidade em frente a Galeria Bela Palmas.

Após vieram KILLER BUTCHER estilo Grind Death Splatter Core, integrantes: Jorge Butcher (Baixo), Diego Gomes vulgo Doda (Bateria). Sosthenes “Slayer” (Guitarra) e Régis vulgo “Toloco” (voz), barulheira total.

Final de 94 surge a banda INFECTO FETO, na época, faziam cover´s de bandas anos 70 como Black Sabath, Led Zeppelin, Deep Purple. Com os seguintes integrantes: Tharson, Gregory, Adriano e Diogo, a partir daí começaram a surgir bandas novas.

FETO (Ex-Infecto Feto)
Estilo: Rock Regional

Formada por Gregory, Adriano, Rodrigo, Natanael, Tharson Lopes e Tércio.
Feto surgiu no final de 94 fazendo covers de bandas anos 70, a partir daí começaram a divulgar a banda pelo Tocantins inteiro e Estados vizinhos. Participaram do Skol Rock (96) que acontece anualmente.
Venceu 2 vezes consecutivas o Vozes do Tocantins em 1997 e 1998 ficando em primeiro lugar na categoria bandas. Participaram da coletânea “Fest Praia 98” com outras bandas do Tocantins com a música “Do Brasil” composta por Rodrigo Ferreira.
Estão com um projeto pra gravar um single em breve.

VENTO AZUL
Estilo: Rock Nacional

Vento Azul surgiu em abril de 1998, composta por 4 integrantes:
Adriano Hernamo, Jamaica Grandnoir, Clay Jones e Ismael Tobias, com influencias de Bob Dylan, Secos e Molhados e Kiss. Um rock trabalhado com pitadas de country, blues e folk. A banda contém um CD chamado ARAGUAIA, que mostra o seu trabalho com muito profissionalismo. Gravado no Rio de Janeiro.

CRISÁLIDA
Estilo: Rock Progressivo

Formada em abril de 1999, com intenção de mostrar o bom e velho rock´n´roll anos 70. Composta por três músicos: guitarra, baixo e bateria.
As letras das músicas falam sobre o amor, desilusões e esperanças.

SCAR FACE
Estilo: Heavy Metal

Formada em meados de 2000 pelos integrantes:
Bento (vocal), Charles (Guitarra), Alessandro (Bateria) e Ricardo (Baixo). Com influencias de MC5, Iron Maiden, Black Sabbath, Ozzy, Metálica, Dream Theater, Guns´n´Roses, Sepultura. Cada um dos integrantees vem de bandas diferentes. Bento é natural de São Paulo e tocava no Pecados Capitais Sound of Hades, Killing Dropes.
Charles, também natural de São Paulo, tocou no Darkenes e Crisálida. Alessandro Povoa, natural de Salvador, tocou no Pecados Capitais, Qualquer um e Crisálida. Ricardo, natural de Goiânia tocou na banda Vertigem Nacional. A banda se encontra ensaiando para o primeiro CD.

Download do Jornal

http://w18.easy-share.com/1702459863.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, eu tenho este recorte.
Apesar dessa matéria ser o unico documento, algumas informações são duvidosas. Como por exemplo a afirmação que a primeira banda surgiu em 92.
Em uma conversa com Dóda, concluimos que em 92 aconteceram agitações importantes, gente formando banda, começando um movimento, etc.
Eu usaria o termo "Começou de Fato" como critério, isso mudaria essas datas pois o dia que se decide formar a banda não conta.
Elevando a data para o ano de 93, esse ano sim foi o ano do rock no eixo miracema/palmas, Paraiso no final da decada de 90, e Tocantinópolis tbm na decada de 90.
Sem esquecer da brilhante decada de 80 em Araguaina com a banda Gritos na Multidão entre outras.
As informações e datas estarão em um livro que escreverei em 2009 chamado "Quando as pedras rolaram aqui!"
Abraço

Seguidores

Revista Palmito City