terça-feira, 15 de setembro de 2009

A ARTE DE PRÓPRIO PUNHO - FANZINE

As ideias mais puras da alma, ainda que sendo as mais espúrias, não estão nos veículos de comunicação institucionalizados, circulam à margem, por isso, ser chamado marginal o produto libertino e liberto da contra cultura que desafia qualquer ordem sistematicamente imposta pelo controle renascentista católico. Estão aí, nesta suma, os Fanzines, que tendem a andar na contra mão da informação digamos em termos separatistas “limpa”.

Quando uma Revista de posicionamento antipolitico e cultura fechada surge, logo imaginamos que estamos salvo da putrefata informação alienista que pode nos enganar e espalhar coisas que por outro lado não são a realidade, ai está a Revista de esquerda politica Caros Amigos, Fórum e o Jornal Brasil de Fato, e ainda a Revista Piauí, de cunho crítico, entre outros periódicos. No entanto, certos comportamentos ou veiculações acabam colocando estes meios menos peçonhentos na mesma ordem de informação e saia justa das cobras midiáticas. Por exemplo, enquanto a Piauí abre a boca em textos exaustivamente redundantes para criticar a sociedade em geral, as suas lindas paginas amareladas estão entulhadas de propagandas das empresas que menos agradam o público que, subtende-se, seja os leitores da mesma. Nada a ver, para circular uma Revista dessas é mesmo necessário muita grana, basta pensar na confecção.


Mas há um veiculo de comunicação que há muito tempo, desde a Bíblia de Tijuanna, expõe de modo descomprometido o pensamento e a forma expressa de ser. Não se importa se não pode falar isto ou aquilo, uma vez que não depende de gente bancando sua confecção. É tradicionalmente feito a mão, sendo que, nestes últimos tempos, boa parte vem com o texto digitado e do jeito que o editor achar melhor. É distribuído de mão em mão ou clandestinamente como a própria Bíblia de Tijuanna foi. São os Fanzines, meio de comunicação impresso e distribuído de modo alternativo que tira onda ou simplesmente cita experiencias diárias do modo de vida da sociedade. Aqui em Palmito City, tem o do Thiago – APERITIVOS (
http://revistaintolerante.blogspot.com/2009/02/obras-marginais.html).

Vou postar um aqui 3 edições, duas do BOCA SUJA e uma do FECUM que eu peguei neste blog super bacana aqui:
http://bocasujafanzine.blogspot.com/
Mas o bom mesmo é se alguém aqui em Palmito City faz Fanzine além do Thiago e quisesse deixar o contato aqui. Seria legal colocar aqui pra galera baixar, ou entre em contato com revistaintolerante@gmail.com

Divirta-se!!!
Baixe aqui:

Um comentário:

Rê disse...

vivas os Funzinessss

Seguidores

Revista Palmito City

Minha foto

Revista Intolerante é um blog tocantinenses que trata de cultura e ponto de vista. Sempre abrangendo os trabalhos de artistas marginais e emitindo ponto de vista de vários aspectos sociais.