sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

DICAS DO INTOLERANTE: INICIANTES NA GUITARRA

1 – Harmônicos naturais
Joe Satriani o Guitar Hero dos últimos tempos


Estes são aqueles sons tipo de harpa que são tirados da corda da guitarra sem tocar necessariamente.

É feito posicionando o dedo sobre as cordas, em cima do traste, sem pressioná-las, nos lugares certos do braço da guitarra.
Quando dava aula de guitarra e o aluno perguntava Tio, como que eu faço esse sonzinho de pianinho de criança? Daí eu dizia: faça de conta que esta verificando com a ponta do dedo se a corda da guitarra está dando choque ou não.

Toque em cima do traste nas cordas da 7, 12 e 19 casa, lá irão soar melhor. Mas lembre-se, o tempo e peso do dedo são importantes, é como se estivesse verificando se vai dar choque ou não.

Dica: Uma música que começa com esses Harmônicos e é explorado ao longo de toda ela é a musica SUMMER SONG do imortal JOE SATRIANI.

Abaixo confira um video que encontrei no youtube com a musica.



2 – Harmônicos artificiais

Zakk Wilde: tomos de harmônicos artificiais

Já viu a banda Criticos Loucos tocando? Pelo menos ouviu? Se não, entre nesta matéria do blog e ouça:

O guitarrista desta banda, Jefferson adorar explorar ARMONICOS ARTIFICIAIS, certamente influência deixada por Eddy Van Halen e Zakk Wilde da banda Black Label Society.

Eles são aqueles piados agudos que o guitarrista tira, tipo para adoçar os solos ou simplesmente floreiar a música. Como é feito? Primeiro voce precisa saber que:

Eles podem ser feitos em qualquer lugar do braço da guitarra, mas existem os lugares preferiveis, que soam melhor – decima segunda e segunda casa são os lugares preferidos , geralmente na terceira corda (G).

É que quando você ataca a corda pode deixar a palma da mão ou o POLEGAR ir junto com a palheta . Alias, a idéia é que o dedo raspe a corda palhetada depois da palheta, mas em um tempo curto.

É um lance de risco por que para quem não sabe tem que ficar um bom tempo tentando até tomar noção.

Ah, outra coisa. Efeitos de guitarra baby. Você vai precisar de um over drive ou distortion da hora pra poder gozar quando aprender tirar os artificiais de letra.

Huges players!!!

Video aula explicando a parada toda

Nenhum comentário:

Seguidores

Revista Palmito City