terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FESTIVAL PMW

A MATEMATICA DE FIBONACCI APLICADA A SELEÇÃO DE UMA BANDA PARA TOCAR NO PMW FESTIVAL.

Como em Palmito City as bandas não tem coragem de se juntar e tocarem nos espaços vazios oferecidos pela cidade, então, o lance é passar o ano inteiro torcendo para tocarem em pelo menos um dos três grandes eventos que acontecem, sem contar os dois fora da capital que é o AGOSTO DE ROCK e o JUNTA TRIBU.
Um dos mais expressivos Festivais da Capital o PMW ROCK FESTIVAL, este ano inovou a forma de escolher UMA, eu disse UMA BANDA do Tocantins para tocar no Festival.

Ao dar uma olhadinha e dar o meu voto para a banda MEROS-BERROS, percebi que na verdade o tópico é uma lição de probabilidade, me lembrei logo de FIBONACCI e aproveitei alguns comentários feitos lá para arregimentar o meu pensamento.

A matemática de FIBONACCI funciona assim:
Número de Fibonacci

Na matemática, os Números de Fibonacci são uma seqüência (sucessão, em Portugal) definida como recursiva pela fórmula abaixo:

Na prática: você começa com 0 e 1, e então produz o próximo número de Fibonacci somando os dois anteriores para formar o próximo. Os primeiros Números de Fibonacci (sequência A000045 na OEIS) para n = 0, 1,... são 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, 10946...

Esta seqüência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci (Dc. 1200), para descrever o crescimento de uma população de coelhos. Os números descrevem o número de casais em uma população de coelhos depois de n meses se for suposto que: no primeiro mês nasce apenas um casal, casais amadurecem sexualmente (e reproduzem-se) apenas após o segundo mês de vida, não há problemas genéticos no cruzamento consangüíneo, todos os meses, cada casal fértil dá a luz a um novo casal, e os coelhos nunca morrem.

O termo seqüência de Fibonacci é também aplicado mais genericamente a qualquer função g onde g(n + 2) = g(n) + g(n + 1). Estas funções são precisamente as de formato g(n) = aF(n) + bF(n + 1) para alguns números a e b, então as seqüências de Fibonacci formam um espaço vetorial com as funções F(n) e F(n + 1) como base.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Agora como eu sei que você já anda de saco cheio de tanta matemática na vida vou trocar em miúdos utilizando o post da comunidade do PMW.

A formula será esta

1b = {n.a}+ t.n.c + d

Onde se lê:
1b = uma banda
n.a = numero de amigos
t.n.c = tempo na frente do computador
d = desespero

Utilizando a formula chega-se a algumas conclusões no calculo matemático de FIBONACCI da escolha da banda pela comunidade como se vê lá:

Primeira conclusão, os nomes das bandas aparecem sucessivamente com pequenos intervalos para outras. O que se conclui que o cara sentou na frente do computador (t.n.c) e ficou mandando pedindo pra todo mundo no orkut e MSN votarem, e quando ele para de fazer isso, então é a hora da outra, o que explica os intervalos:

Cranium Bash
Cranium Bash
Cranium Bash
Cranium Bash
Cranium Bash

Em seguida:

Albion
Albion
Albion
Albion

E por ai vai.

Segunda conclusão:

A seqüência em maior números caracteriza quem tem mais amigos ou menos (n.a) como explica o professor OWNER

“Bem eu acho esta maneira d escolher banda muito boa naum. As bandas naum vão ser escolhidas por sua qualidade e sim pelos amigos (ou seja , quem tem mais amigos) , a ideia foi otima , mais preferia a escolha ser feita pelo material da banda , pelo trabalho da banda!!!!”

E concorda o Professor THE CRAW:

“Ganha quem tem mais peixadas, nada contra naum,mas penso que se escolher bandas pelo material o nivel do evento pode se elevar mais ainda, paz para todos!!!”

Os que não fizeram a lição de casa não entendem:

MARCAO:

"The Raws - ê galera eu concordo com que o owner falou logo acima... "
Concorda com o que rapaz???Voces sao os primeiros a fazer campanha pra galera votar em voces!!! Ta querendo o que agora, dizer que se nao ganharem é por que ganhou quem tiver mais amigos???Acho que vc fez um comentàrio infeliz agora.... "
Resultado final.
É bem verdade que qualquer fórmula usada para colocar uma banda para tocar neste Festival vai ser motivo de polémica. O Estado já tem muita banda e nem todas podem tocar em um só Festival. Mas a lógica matemática nos ensina que esse tipo de escolha não é justa, não é pela fórmula apresentada acima. Agora, uma coisa tem de bom esta aula: ensina que está na hora da independencia, das bandas não necessitarem de um ou dois festivais ao longo do ano para poder tocar. Temos as praças, as escolas, as feiras, é só tomar iniciativa e fazer o som como nos velhos tempos, ah tá, mas já ia me esquecendo, o pessoal não se apoia neste sentido, e como disse uma banda recentemente em um comentário aqui no blog: "TODO MUNDO SÓ OLHA PARA O SEU UMBIGO!"

Agora pra você que não entendeu nada ainda, entra no link da votação e confere. Você vai entender o que FIBONACCI quis dizer:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=6268641&tid=5277367797144059307&start=1

Nenhum comentário:

Seguidores

Revista Palmito City