quinta-feira, 21 de junho de 2012

FILMES E MÚSICAS: TONIGHT, TONIGHT E GEORGE MELIÈS


Para quem acha que o cinema é feito só de tiros, drogas, emocionalismo barato e finais óbvios, precisa conhecer a obra clássica de George Meliès.
Esta matéria, porém não se presta a dar informações carregadas sobre o artista e sim relacionar o filme Viagem à Lua ao clipe da banda The Smashing Pumpkins, Tonight, Tonight.

Clipe inspirado e com imagens reeditadas de George Melies o pai do cinema do terror, da ficção cientifica no cinema, da ilusão e das cores, em uma época onde não se imaginava fazer. Meliés era ilusionista, teatrologo e acima de tudo acreditava que poderia criar sonhos nas pessoas por meio da sua obra. A ficção cientifica do gênio se dava pelo fato de ser um mestre na montagem de palcos e ilusionista. O clipe da The Smashing Pumpkins é uma referencia ao sonho de Meliés, Tonight Tonight. O filme no clipe é viagem à lua, uma obra clássica quase perdida de 1902, mas recuperada para sorte dos amantes do cinema e graças a boa divindade ao avanço tecnológico que fecundou o Youtube. 
Martin Scorcese fez um filme de aventura, com identidade infantil, mas que conta a história do cineasta como um velho esquecido e dado como morto. Em o filme, As Invenções de Hugo Cabret, é possível ter um pouco da história de Meliès e um bom começo pra uma boa pesquisa sobre o mestre.

Ciao galera, sempre por aqui! 


Viagem à lua, original


The Smashing Pumpkins fazendo referência ao filme de Meliès


Invenções de Hugo Cabret



Nenhum comentário:

Seguidores

Revista Palmito City