quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EBOOK DOWNLOAD: LIVROS SOBRE NEGROS DE MONTEIRO LOBATO

Que o lobatinho tinha vontade de ver um mundo todo branquinho sem negro e sem pobre todo mundo já sabe, agora o por quê da persiga dele por negros e por que criou personagens como Tia Nastácia, só pra vulgarizar sua personagem é o que não entendo. Ano passado o Conselho Nacional de Educação censurou a obra Caçadas de Pedrinho, afirmando conter conteúdo racista e prejudicial à nação no momento em que se tenta amenizar nas escolas e sociedade os apoios e legados para o ato de sacanear o negro.

A situação criou uma celeuma, onde muita gente se posicionou a favor do Lobato dizendo que não tem nada a ver e que as partes dos textos que alegam ostentar racismo é puro espirito de época, linguagem comum a seu tempo. Coisas nada ofensivo a negros como a Emília falando no livro de contos HISTORIAS DE TIA NASTÁCIA:

"Parecem-me muito grosseiras e até bárbaras - coisa mesmo de negra beiçuda, como Tia Nastácia. Não gosto, não gosto, e não gosto !".

E mais a frente:
" Bem se vê que é preta e beiçuda ! Não tem a menor filosofia, esta diaba"

Segue ai o link de dois livros referente a negros, um é o livro que foi sensurado pelo Conselho de Educação que contem frases nada ofensivas como:

“desmaio de negra velha é dos mais rijos”. Para escapar das feras, sobe rapidamente num mastro de São Pedro como uma “macaca de carvão”.

Em seguida a única obra de ficção de Monteiro que fala sobre um presidente negro em 2228 e a outra é o livro citado acima cheio de expressões inocentes a respeito de negros, coisa de época
.


http://www.4shared.com/document/SIkoX0-e/Monteiro_Lobato_-_Sэtio_do_Pic.html


http://www.4shared.com/document/P7uWDu4_/Infantil_Monteiro_Lobato_-_O_P.html



http://www.4shared.com/document/giPQl7wR/Monteiro_Lobato_-_Histвrias_de.html


http://www.4shared.com/document/ob6mZHEv/Negrinha_-_Monteiro_Lobato.html


2 comentários:

Mauro Sérgio Crestani disse...

Bem, quem escreve coisas como "sensurou" e "seleuma" não deve gostar de ler Lobato, mesmo. Aliás, não deve gostar de ler nada.

INTOLERANTE disse...

Obrigado pela correção Mauro, espero não ter ofendido seu gosto pelo Lobado, não é nada pessoal, é ainda "c"eleuma da "c"ensura do livro que rolou. Muito obrigado!!!

Seguidores

Revista Palmito City

Minha foto

Revista Intolerante é um blog tocantinenses que trata de cultura e ponto de vista. Sempre abrangendo os trabalhos de artistas marginais e emitindo ponto de vista de vários aspectos sociais.