quarta-feira, 24 de junho de 2009

DICAS DE UM MARQUETEIRO: BLOG COMO VITRINE PARA NOVOS NEGOCIOS

Desenho: Renata:

O mundo estagnou. Chegou ao limite. Está saturado. Ou seja, o lance é aperfeiçoar os detalhes, buscar novas utilidades para tudo o que está a nossa disposição.

Como isso pode ser feito? É só você ficar atento e deixar sua criatividade fluir e as ferramentas estarão ao seu alcance, o mundo digital e toda sua parafernália já faz parte do cotidiano.

A questão é trabalhar para apresentar um produto ou serviço não utilizando apenas à forma convencional. É preciso criar um diferencial que irá transformar sua marca, produto ou serviço em um “Top of Mind”, ou seja, todos irão lembrar do que você faz por uma característica peculiar presente na sua criação.

Deixando de lado o bla, bla, bla mercantil, quero chamar a atenção da galera que trabalha alternativamente e dizer que o Blog pode ser um aliado na divulgação do seu trabalho, isso mesmo, se você não tinha pensado nisto este artigo tem o intuito de abrir sua cachola. Hoje a galera antenada surfa pelos blogs em busca de novidades, então se liga!

O legal disso tudo é que o blog é um espaço democrático em que todos têm a liberdade de expressão e a relação custo benefício é ampla, pois, em outros tipos de mídia, cada milímetro, cada segundo tem um valor altíssimo; sem contar que você corre o risco de investir e não ter o retorno esperado. Não estou falando para você esquecer os outros meios de publicidade, mas para quem não tem grana o suficiente apresento o blog como uma ótima opção e o melhor com um nicho de mercado (grupos/parcela de consumidores) por explorar.

É simples, basta você acessar o site e um dos mais populares é o blogger e através de um e-mail criar uma conta e ta lá seu blog pronto para ser a vitrine de suas criações e com uma vantagem: você pode deixá-lo com a sua cara. Ele possibilita a customização das páginas, dos links, ou seja, você pode modificar toda a estrutura tornando o bog mais interativo, mais atrativo e o bacana é que se você não achou legal as opções disponíveis na net é possível encontrar outras ai é só usar a imaginação e a criatividade.

Trazendo pro lado prático o blog funciona como uma vitrine, um catálogo, uma revista, tudo em um cenário virtual. Como atuo na área do marketing sou obrigado a assistir TV só que foco minha visão nas propagandas. Uma que me chamou atenção foi a do Dia dos pais de uma empresa de telefonia celular, em que o garotinho usa a tecnologia para divulgar o trabalho de seu pai.
Este comercial me fez perceber que essas atitudes são reais. Tem muita gente usando a tecnologia principalmente a internet como uma ferramenta para expandir seus negócios, pois é um meio rápido e prático.

Para quem não possui espaço físico, uma loja, atelier e etc. o blog pode ser uma ferramenta de grande utilidade.

Exemplo: trabalho com artesanato e não possuo um espaço para mostrar minha obra ao público, ou só tenho esse espaço em feiras de fim de semana ou em algum evento esporádico o que eu posso fazer? Fotografo as peças e coloco as imagens com descrições.

Dica: sem divulgar o preço, isto não é uma boa, não agrega valor, status. Pode inferiorizar o produto, isso depende muito do modo em que você irá expor, portanto, deixe essa parte para o fechamento do negócio.

Posto no blog e crio uma espécie de catálogo ou mostruário, essa é a idéia, no mais, é usar o marketing direto, o popular boca-a-boca, mas lembre-se: quando for divulgar seu trabalho é interessante que no início você defina que tipo de cliente você quer atingir, depois de conquistado um certo grupo, ai é só partir para outros rumos.

A galera que tem emprego fixo e complementa a renda com a confecção de produtos artesanais essa é uma forma discreta de anunciar sem que seu patrão perceba e sem atrapalhar seu rendimento no trabalho. Como assim? é simples, você pode usar o correio eletrônico, ou seja, através do e-mail você pode convidar pessoas a acessarem seu blog para conferir seus produtos, fazer orçamentos e praticamente fechar negócios.

É isso! Usem a criatividade e dê asas a sua imaginação, e o melhor, obtendo lucros satisfatórios.

Por Paulo Cesar, estudante de Marketing e editor do blog Alternativo:

Nenhum comentário:

Seguidores

Revista Palmito City