sexta-feira, 12 de junho de 2009

ARTE E CULTURA TOCANTINENSES ESTÃO BOMBANDO NA INTERNET


Apesar dos vários editais lançados pela Prefeitura de Palmas e pelo Governo do Estado do Tocantins, que visam fomentar a arte e a cultura da região, o artista e produtor cultural ainda encontram muitas dificuldades para verem os seus trabalhos realizados e divulgados.

Uma alternativa encontrada pelos múltiplos canais de escoamento da cultura local é o meio virtual, ou seja, a internet. O universo online está, cada vez mais, ganhando espaço e adeptos entre os palmenses. Para a constatação do fato, basta entrar em qualquer site de busca para que um oásis literário se vislumbre na tela do computador. No caso dos poetas e escritores que ainda não tiveram chance de publicar suas produções, a empreitada é ainda mais pertinente.

E há blogs e sites para todos os gostos. Além dos já institucionais como os dos festivais de rock, o Tendencies e o PMW, ainda encontramos os dos veículos de comunicação, além dos bares e casas de shows, que têm aproveitado bastante o espaço cibernético para divulgar suas atrações noturnas e diárias. Há uma verdadeira enxurrada de flys e folders circulando, tanto em páginas de relacionamentos, como nas caixas de correios eletrônicos dos que por aqui residem.

O
www.revistaintolerante.blogspot.com é um dos blogs que mais bombam e está na boca da moçada. Com um número de seguidores acima da média usual, a revista se propões a questionar, pensar, produzir e fomentar a arte e a cultura desenvolvida pelas plagas tocantinenses, com uma forte marca de acidez e sagacidade do seu mentor intelectual, Rivaldo Araújo, que também é estudante de pedagogia e servidor público municipal. Sempre de olho no que está sendo feito, tanto por empresas privadas como instituições públicas, o blog se destina, principalmente, a desenvolver um espírito crítico em relação ao que se produz artisticamente por aqui.

Outro bom exemplo é o
www.nausearreia.blogspot.com, que traz coberturas dos eventos e festivais de rock, além de entrevistas inéditas com os músicos de bandas nacionais e internacionais. O blog se dedica exaustivamente à arte musical, com preferências para o underground palmense. Seguindo a mesma linha, temos o www.tonounderground.blogspot.com , totalmente antenado com os eventos que não têm espaço na mídia convencional. A página é voltada para o público que curte a marginália cultural e que não se adequa aos “padrões sertanejos” estabelecidos na região.

Entre tantos já existentes, achamos a blogueira assumida, que também é jornalista formada pelo curso de Comunicação Social da UFT, Bruna Célia. Ela usa o espaço do blog, tanto para dar visibilidade às suas produções literárias, como para pensar, se distrair ou mesmo desabafar sobre qualquer assunto que lhe seja relevante. Adepta a esse formato de expressão, Bruna já teve vários blogs de poesia, contos e crônicas, mas, atualmente, ela dispões de um domínio exclusivo, o http://brunacelia.com/

Visivelmente entusiasmada com o universo online, Bruna lê vários blogs diariamente, além de postar tudo o que lhe vem à cabeça, no mesmo ritmo em que os acontecimentos lhe surgem. Quando questionada sobre o papel de fomentador e divulgador de arte e cultura dos blogs em geral, e do dela, em especial, ela responde que “meu blog cumpre o papel de reproduzir minhas maluquices e reproduzir a de outras pessoas. E realmente quero fazer desse espaço algo melhor, mais interessante. Quero que as pessoas me leiam e que tomem coragem para criar seus próprios blogs. Faz um bem danado escrever... inclusive, vivo convidando amigos meus para enviar textos ao meu blog... “

Ao tomar conhecimento sobre o aumento de blogs no universo online palmense, Bruna comemorou bastante pois, para ela, o mundo virtual é imenso e acolhedor. Só é necessário muito cuidado para saber como bem utilizá-lo. Ela acredita que o pessoal de Palmas está mostrando a sua cara “virtual”, mas se ressente da falta de incentivos para uma maior divulgação dos sites e blogs. E é isso que ela pretende fazer com o seu, trabalhar em um projeto de divulgação para que suas idéias cheguem a um maior número de pessoas.

Quanto ao incentivo governamental, ela se mostra totalmente incrédula e aponta uma saída: “ o governo deveria era se atentar para blogueiros que gostam de escrever sobre cultura, e utilizá-los como suporte para divulgação. É isso. Eu gostaria de manter contato com a prefeitura, com os assessores e com os produtores culturais. Seria legal se houvesse uma integração cujo resultado apontasse para uma melhor divulgação do que nossa cidade e Estado têm para oferecer no quesito cultura. Isso seria bem legal... mas ainda vejo tudo como uma utopia”, arremata Bruna.

Matéria feita para o Jornal da UFT pela Jornalista Joana D´arck Remígio Coelho.

Um comentário:

Daiane [VivoVerde] disse...

Faltou muito blog bom aí sobre arte e cultura....

que me veio a mente AGORA o váriasans...
espelunkadigital...
gusoluft...

ha.. tem vários... acho que faltou pesquisa de campo ... claro que nào dismerecendo os que foram citados.. claro.. mas acho sim que deveria ter tido um pouco mais de zelo com a matéria... curiosidade, propriedade... paciência....

chau

Seguidores

Revista Palmito City