sexta-feira, 15 de maio de 2009

EDIÇÃO ESPECIAL: SURF MUSIC



Conteúdo

A raiz do Surf Music:
The Ventures/ Dick Dale

Dicas do Intolerante:
Um batera maldito: Punk Rock Hardcore

Um clipe gozado
Dick Dale


Trilha de seriados antigos:
Hawaii Five 0

Filhos da Mãe:
A vendagem de guitarras

Editorial


Conversando com uma amiga que vez por outra anda as loucas mundo a fora sobre o Surf Music, ela me disse algo interessante: “Quando fui no Hawaii procurei a torto e a direita por Surf Music, mas o que se entende por Surf Music por lá é Reggae e no mais, Jack Johnson e Bem Harper”.
Ai o desavisado cidadão Palmitocitiano vai dizer: “e não é isso mesmo?”. É não bro! Essas são construções posteriores, pois saiba que o lance era outro. Então vamos lá.

O Lap Steel, guitarra havaiana e slide. Isso ai tudo é tipo um modo de tocar guitarra no Hawaii tradicional, em que o fulano utiliza uma guitarra tipo uma tábua deitada nas pernas e passa uma paleta diferente, especial, de modo que se tira um som de slide.
Essa era a idéia de Surf Music original, até que – sem querer puxar muito a história, veio esses terroristas ai que você vai ver nos vídeos: The Ventures e Dick Dale. Com um som dançante, lembrando Country, e Rockabilly, nos riffs acentuadamente acelerados e trumulantes. E é sobre eles que vou me deter aqui.


A raiz do Surf Music:
The Ventures/ Dick Dale


Dick Dale auto se declara criador da Surf Music. Sendo ou não ele e The Ventures são protagonistas do estilo. O som deles é totalmente instrumental. Corrido, dançante. Vibrante. Abaixo, veja os vídeos e tenha uma idéia da parada.


Dicas do Intolerante:
Um batera maldito: Punk Rock Hardcore

Ao bateras de Punk e HC. Dá uma olhada nesse cara. É ou não é filho da puta. A bateria do cara parece aquelas de improvisso que os muleques fazem no quintal de casa com latas, mas o cara tem uma pegada fodida que parece que motorzinhos nos punhos. Olha o estilo do marginal pegando nas baquetas. Caralho, já pensou se esse bicho pega uma batera de pedal duplo.




Um clipe gozado
Dick Dale




Pira com esse clipe. Brow, o que é isso? É um vídeo subliminar. Alguns pontos:
Primeiro olha como a banda se movimenta. Passos ensaiados parecendo um pendulo de um relógio antigo TIC TAC. Eu fico horas olhando isso, a sincronia dos caras.

Dois. A parte que me mete medo no clipe. Pelo amor de Deus, dá uma olhada na cara do baixista. No 01:21 ele olha através do óculos no estilo daquele psicopata canibal do SIN CITY. Dizendo: “eu vou pegar você há, há, há.”. Eu não tenho coragem de ver isso de madrugada sozinho nem a pau. O pior é que ele põe a língua nos lábios tirando onda de psico mesmo.

Terceiro. Um sorriso que não tem nada a ver surge e some com tonalidade de depressão e angustia, essa não entendi. O cara ri e sai do sorriso pra um baixo astral facial maldito, é o guitarra e o batera.

E agora a melhor parte. Se liga no tempo 2:01 do clipe e vê se esse cara não é tarado. Lá atrás o cara vem o tempo todo querendo encostar na loira que nem maníaco em buzu lotado. Aqui e acolá ele mete um chaveco nela, só que não rola, ela quer ver é o Dick Dale e os Ventures, só que nesse ponto ele não agüenta, o cara pira. Ele da uma acelerada que eu fico voltando o vídeo pra tentar saber qual é a dele. Mas também, olha a sensualidade da mulher, além dela ser a mais Hardcore no evento, por que ela dança que nem uma louca, a roupa dela mataria qualquer cristão. Meu. Isso me mata de rir cara!


Trilha de seriados antigos:
Hawaii Five 0

Como iniciei essa matéria com o clipe do seriado Incrível Hulk, dou continuidade nesta edição especial com a musica dos Ventures num seriado antigo que levava o mesmo nome da música. HAWAII FIVE 0



Filhos da Mãe:
A vendagem de guitarras

Olhas a guitarra que o Dick usa os Ventures: FENDER. Eles estão ligados a maior vendagem de guitarras desta marca no mundo, sobretudo no Japão.

Então é isso. Boas ondas!!!

Um comentário:

Paulo César Jr. disse...

isso é um condenado de um batera... o cara é virtuose mesmo...

Seguidores

Revista Palmito City