sexta-feira, 3 de abril de 2009

EDUCAÇÃO MORAL E CIVICA E ENSINO RELIGIOSO, UMA PRAGA QUE NÃO ACABA NUNCA


Das atrás eu estava em um Centro Municipal de Educação Infantil na hora de um momento chamado MOMENTO CÍVICO. Neste, as crianças aprendem sobre MORAL E CÍVICA. Conversando com a Diretora, perguntei, é correto esse tipo de disciplina no currículo de educação infantil? Ela me respondeu de maneira pior ainda, falou que além do momento cívico que tinha toda semana, mais uma dia do mês instituições de ensino municipais deveriam levar os alunos para conhecer a prefeitura, o prefeito e se relacionarem politicamente com o município. Até ai tudo bem certo? Errado! Primeiro, por que o ENSINO MORAL E CIVICA já foi abolido a alguns anos. Essa disciplina foi instituída no período militar, afim de entrosar a educação ao ensino militar. Segundo, ir na prefeitura ver o prefeito e conhecer os entornos politico não significa nada, alias, significa formar eleitores a partir das crianças, por que se a meninada amar o tio Raul, o papai possivelmente vai votar no cara de novo seja lá pra o que for.


Se no processo de educação básica foi abolido a moral e cívica, por que ainda tem que existir esses momentos cívicos em escolas e instituições infantis?

Sabe – se que a escola é a ferramenta do estado para controle da informação. Por isso a EDITORA ABRIL fechou com o GOVERNO SERRA no estado de São Paulo, para distribuir a revista NOVA ESCOLA gratuitamente para os professores. Coisa boa? Bah! Pode ter mil e uma informações bacanas, mas é coluio, pacto entre estado e instituição que não tem compromisso com verdade alguma.

Outra, o BANCO MUNDIAL financia a educação dos países pobres, isto significa que os livros didáticos não são verdadeiros em seu conteúdo, alias, deixa eu explicar isso direito, não é que mentem os livros didáticos, eles apuram informações que EMPURRAM a massa para o consumismo e modelos Neoliberais de vida. Entendeu por que um simples ensino militante de saber o que significa o brasão das armas e aprender o Hino Nacional de cabo a rabo pode dar? Pois é!

ENSINO RELIGIOSO

Me expliquem uma coisa, o que de religião pode ser ensinado na classe de aula? Mitos? Costumes? Dogmas? Moral religiosa baseada no preconceito de gays, lésbicas, hippies, drogados e maconheiros? Por que se tiver outra coisa fora disso que a RELIGARE não esteja fundamentada eu preciso conhecer.

Por que, o que eu entendo, é que qualquer professor que vá dar aula de religião, ele é oriundo de um segmento, ainda que seja apenas de crença, se não ele é ateu, e se for ateu, não pode ensinar nada.

Daí seu filho vai pra uma creche e vai aprender que moisés tocou a ponta da vara nas águas de um mar e ele se abriu ao meio. Ou que noé colocou um tipo de cada especie de animal dentro de um barco de madeira feito pelas suas próprias mãos e sobreviveu sozinho com sua família do diluvio.
E se por acaso, por influencia da novela O CAMINHO DA INDIAS, uma família adotar a crença HINDU e a criança se declara não CRISTÃ, será que sua conduta religiosa vai ser ensinada na Escola? Ou por exemplo, for o filho de um amigo meu chamado Junior Campos, que é Budista, e rejeita na totalidade o Cristianismo, será que isso vai ser levado em conta na didática do professor ocidental?

Acontece que o modelo de ensino religioso que temos no Brasil é apenas CATOLICO ou PROTESTANTE, e por quê? Por que a pedagogia do Brasil ou é europeia, neste caso MAIS CATOLICA ou estadunidense, neste caso MAIS PROTESTANTE, bom indo e vindo dá no mesmo. Só que com as inovações de informação e a ascensão do oriente, acaba que as religiões orientais acabaram ganhando espaço em muitas famílias, de modo que, seria necessário ajustes no tocante ao ensino universal da religião, mas há? Porra nenhuma! Acham que ensinar sobre moralidade baseada em conceito bíblico é conduzir crianças e adolescentes a uma boa conduta moral, mentira! Quer uma educação honesta? Quer que produza cidadãos de verdade? Ensina sobre respeito, valores baseados na transparência, no amor, na fraternidade e união.

Neste momento me lembro de um filosofo que exerce grande influencia sobre meu pensar, BERTRAND RUSSEL, ele dizia que:
“os alunos adquirem prevenção contra o saber porque não são apresentados a ele como uma fonte de prazer. Num raciocínio análogo”.

Ele identificava no sistema educativo tradicional um traço de sadismo e gosto pela punição perceptíveis mesmo em alguns professores e diretores que se consideravam imbuídos das mais generosas intenções.

“Muitos adultos, nem sequer percebem que não gostam de crianças, condição essencial para convencê-las a adotar comportamentos de autocontrole e disciplina. A missão civilizatória e pacificadora da escola só pode ser assegurada com uma nova mentalidade”, dizia.
Um dos hábitos a deixar de lado era a glorificação dos heróis de guerra. Outra providência, banir o ensino religioso”.

Ensino moral e cívico e religioso são ervas daninhas dentro do ensino brasileiro, mas é isso mesmo que o estado quer, perpetuar mentalidades crentes e militares: MENINOS QUE COLOCAM A MÃO NO PEITO PRA HONRAR UMA BANDEIRA SUJA DE SANGUE, HIPOCRISIA E CORRUPÇAO e que REZEM O PAI NOSSO e esqueçam de alguem que sofre do lado. Merda! Eles querem, eles conseguem! Mas vamos lá, OS CÃES LADRAM, MAS A CARAVANA NÃO PARA!
.
E como canta a banda MEGADETH na música SINFONY OF DESTRUCTION:
.
Você pega um homem mortal
E o coloca no comando
Veja-o se tornar um deus
Veja a cabeça das pessoas rolar
Assim como o Flautista de Hamelin
Conduzia os ratos pelas ruas
Nós dançamos como marionetes
Balançando para a sinfonia da destruição

Agindo feito um robô
Seu cérebro de metal se corrói
Você tenta tomar o pulso dele
Antes que a cabeça exploda
A terra começa a ribombar
As potências mundiais sucumbem
Agradecendo aos céus
Um homem pacífico se mostra imponente
.
"Com os métodos modernos de educação e propaganda, tornou-se possível doutrinar toda uma população com uma filosofia que não tem bases racionais para ser verdadeira

Bertrand Russel

2 comentários:

Rê disse...

" o caos segue em frente com toda calma do mundo"... já cantava Renato Russo!
Nosso modelo de educação nos anestesia para que assim nossos olhos não se abram e nossas mãos não se levantem contra essa Máquina que oprime!

Anônimo disse...

Acorda cara, você mais parece um bolchevista ultra radicalista.

Educação Moral e Cívica e OSPB são matérias fundamentais para a formação de um bom cidadão. Mas claro que seus conteúdos tem que estar livres de outras influências perniciosas.

Uma simples comparação:
Compare o jovem da década de 70, 80 que tinha OSPB e EMC e o jovem de hoje que não tem NADA.

Você verá que coisas como paternidade não responsável, crimes e uso de drogas mais do que triplicaram na realidade atual (ponderando).

Creditar isso à quem?
Mera coincidência?

"O mau conhecimento que a maioria dos homens tem das questões políticas faz deles utopistas e maus cidadãos."

Seguidores

Revista Palmito City